CHECKLIST PARA PROVA <3

Olá futuros advogados, depois de estudar por meses, fazer resumos, decorar um monte de prazo e treinar várias peças, finalmente está chegando o grande dia!. Estão muito perto de conquistar a tão desejada carteirinha vermelha. Nesse momento, de nada adianta ter estudado tanto se vocês não conseguir externar todo o conhecimento para a prova. Sabemos que diversos fatores interferem no desempenho do candidato na hora da prova e conhecimento é apenas um deles, muitas vezes determinante, porém, não é o único. Muitas pessoas estudam, fazem resumos, simulados, mas esquecem de que nada adianta se no dia da prova não estiverem psicologicamente preparadas, por isso, tente diminuir a ansiedade e concentrar no que deve ser feito e não no resultado da prova. Se você estudou, se dedicou e fez o máximo que podia com o tempo que tinha, não se preocupe que a aprovação é certa. Vá para a prova concentrado e confiante, faça a sua parte e o resultado virá. Pensando nisso, elaborei essas dicas especialmente para você que se dedicou bastante aos estudos. Vamos juntos rumo à aprovação?

1º Alimente-se bem para não sentir fome na hora da prova. Porém, é importante fazer uma refeição na medida certa para não exagerar.

2ª CHECK LIST para a prova: Antes de sair de casa, confira se está levando tudo o que você precisa:

-O SEU COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

– SEU DOCUMENTO DE IDENTIDADE ORIGINAL

– CANETA AZUL OU PRETA E FABRICADA EM MATERIAL TRANSPARENTE. O IDEAL É LEVAR MAIS DE UMA PARA CASO DE FALHA.

–  VADE MECUM SEM ANOTAÇÕES E COMENTÁRIOS PESSOAIS. CUIDADO PARA NÃO ESQUECER NENHUM PAPEL DENTRO DO VADE MECUM.

– AGUA É ESSENCIAL, LEVE UMA GARAFINHA DE ÁGUA E COLOQUE NO CHÃO, PRÓXIMO A SUA CADEIRA, POIS AJUDA A HIDRATAR E A RELAXAR. VOCÊ SABIA QUE A ÁGUA É RESPONSAVEL POR LEVAR OXIGÊNIO PARA O SEU CEREBRO? MAS, NÃO EXAGERE NA QUANTIDADE DE ÁGUA, POIS PODE DAR VONTADE DE IR AO BANHEIRO MAIS DE UMA VEZ E VOCÊ PERDERÁ TEMPO.

– É BOM LEVAR ALGO PARA COMER, MAS DE PREFERÊNCIA OS ALIMENTOS LEVES E ENERGÉTICOS COMO: CHOCOLATE, BARRA DE CEREAL, FRUTAS. FUJA DE LANCHES BARULHENTOS, COMO SALGADINHOS, POIS VAI TIRAR SUA CONCENTRAÇÃO E DOS OUTROS CANDIDATOS.

3ª USE roupas leves e confortáveis, lembre-se que você vai ficar sentado por várias horas. Leve também um casaco, frio ou calor pode tirar a concentração do candidato, tem salas que o ar condicionado é muito forte e muito gelado. Então, vá preparado para o frio ou o calor.

4ª Chegar cedo no local de prova te ajudará a diminuir a ansiedade, além disso, imprevistos podem acontecer no caminho ou mesmo quando você já estiver no local de prova. O recomendado é chegar uma hora antes. Então, avalie o tempo que você vai levar com o seu deslocamento de onde você ESTÁ até aonde você irá fazer a avaliação e dê uma passada na barraca do CPAA para descontrair e receber vibrações positivas dos professores.

5ª Controle emocional é essencial, então respire fundo e confie no seu conhecimento. Leia as questões com calma e atenção. Manter o equilíbrio das emoções é sem dúvida um dos pontos mais importante, pois o nervosismo só faz prejudicar o desempenho do candidato.

6º Administre bem o seu tempo. Faça apenas um esboço da peça, pois o rascunho leva muito tempo. O esboço vai te ajudar a organizar a sequência dos elementos que compõe a peça, como o endereçamento, tipo de ação, autor, réu, narrativa dos fatos, dispositivos legais, pedidos, valor da causa, entre outros.

7º Tenha muita atenção com a escrita! É de suma importância que a sua letra esteja legível nas questões subjetivas e da peça prático-profissional. É que não adianta escrever tudo o que você estudou da melhor forma, se o examinador não entender a sua letra.

8º Caso você cometa alguma rasura ou perceba que a resposta não está sendo escrita corretamente, faça um traço simples para cancelar a resposta e responda no restante das linhas que lhe sobrar, ou seja, não se desespere, pois nem tudo está perdido. Mas atenção, um risquinho nada mais!

9º Saiba que vocês utilizarão apenas a própria caneta preta fabricada em material transparente para a assinatura dos instrumentos de aplicação. Portanto, deixe as fáceis nos bolsos ou em algum compartimento da sua bolsa.

10º Será permitida a aplicação portando os próprios frascos de álcool em gel, em embalagem transparente, que não serão lacrados em Envelope Porta-Objetos, a fim de que possam higienizar as mãos a qualquer momento.

11ª Não se esqueçam do uso obrigatório de máscaras, mas também poderão usar face shield (estilo viseira), luvas descartáveis (transparentes ou semitransparentes), óculos de proteção transparentes e toalhas de papel para a higienização das mãos e objetos, independentemente da higienização a ser feita pela equipe da FGV. As máscaras que forem utilizadas durante a aplicação poderão ser descartadas em um saco plástico transparente, trazido pelos próprios examinandos.

Siga essas recomendações e você fará uma excelente prova.

Torcemos muito por você,

“As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás  por aqueles que agem” (Abraham Lincoln)