Outubro Rosa : mês de conscientização para o controle do câncer de mama

O presente mês é celebrado internacionalmente pela conscientização no controle do câncer de mama por meio do compartilhamento de informações e instruções no diagnóstico precoce da doença. Neste período é proporcionado maior acesso aos serviços de saúde em diagnosticar e fornecer o devido tratamento com a contribuição na redução da mortalidade precoce de mulheres.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. Tendo em vista chamar a atenção de mulheres para hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação que são imprescindíveis para se evitar doenças, dentre estas o câncer de mama.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Mastologia reforça que mesmo após o câncer de mama é necessário cuidado com a saúde feminina e deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de Covid-19.

O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, mas pode também ser assintomático para muitas mulheres. É importante, portanto, que a mulher conheça bem o seu corpo e possa analisar com frequência qualquer alteração nas mamas e procurar o médico ao notar alguma anormalidade.

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3309-quanto-antes-melhor-outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama